Background

Pão de Batata Doce

Rendimento
Rendimento

10 porções

Tempo de preparo
Preparo

3 horas

Ingredientes

  • 2 colheres de chá de açúcar
  • 2 colheres de chá de fermento biológico seco
  • ¼ xícara de leite morno + ½ xícara
  • 3 xícaras de farinha de trigo
  • 1 colher de chá de sal
  • 2 colheres de sopa de curry
  • 1 xícara de batata doce cozida e amassada
  • 1 ovo batido
  • 1 colher de sopa de Doriana sem sal em temperatura ambiente
  • 1 gema batida
  • 2 colheres de chá de água

Modo de preparo

  1. Em uma tigela, misture o açúcar, o fermento e ¼ de xícara de leite, deixe descansar até espumar;
  2. Em uma tigela grande, misture bem a farinha de trigo, o sal e as 2 colheres de sopa de curry – caso opte por não usar o curry é só seguir a receita normalmente. Junte a batata doce e misture bem. Abra um buraco no meio, adicione o fermento, o ovo e misture com uma espátula;
  3. Adicione o restante do leite aos poucos e vá misturando com as mãos. Transfira a massa para uma bancada, junte a Doriana e sove a massa por cerca de 10 minutos ou até a massa ficar lisa e faça uma bola. Transfira para uma tigela, cubra com um pano e deixe descansar por 1h;
  4. Pré-aqueça o forno a 200ºC. Divida a massa em 10 bolinhas, disponha em uma assadeira untada com Doriana, cubra com um pano e deixe descansar por mais 40 minutos. Pincele a gema batida pela superfície dos pães, salpique um pouco de curry e leve ao forno por 30 minutos;
  5. Retire do forno, transfira para uma grade de arrefecimento e sirva quando esfriar.

Pão de batata doce é um clássico da culinária francesa! Conheça mais sobre a história desse quitute delicioso que costuma incrementar o café da manhã e o lanche da tarde de várias famílias

Preparado pela primeira vez no auge da Revolução Francesa, em 1790, o pão de batata doce é um quitute francês que tem muita história pra contar. Sua textura macia e fofinha foi desenvolvida depois de muitos testes com a batata. Na época, o objetivo era criar uma fórmula mais barata de se fazer pão, sem usar farinha de trigo ou centeio. Graças a essa descoberta, boa parte do mundo deixou de passar fome e, hoje, muitas novas versões do pãozinho francês estão presentes no café da manhã e no lanche da tarde de várias famílias, como o pão com batata doce tradicional, o pão de batata doce fit e o pão de batata doce com polvilho.

Como fazer pão de batata doce caseiro

Nossa receita de pão de batata doce com Doriana e curry é uma dessas novas formas de preparar o quitute francês. Seguindo o modo de preparo, você aprende como se faz pão de batata doce com dicas simples, valorizando o uso da margarina sem sal durante o preparo. Ela é quem será responsável pela cremosidade da massa que praticamente desmancha na boca e pela textura fofinha do pãozinho.

Depois de sovar o pão com batata doce até a massa ficar lisa, basta dividir em 10 bolinhas, transferir para uma assadeira untada com Doriana, cobrir com um pano de prato e deixar descansar por 40 minutos. Para que o pão de batata doce fique douradinho, você deve pincelar a gema batida pela superfície e, se quiser, salpicar um pouco do curry, um tempero indiano que também deixa o pãozinho com a coloração amarelada.

Recheie o pão de batata doce com geleias de frutas, requeijão ou margarina 

Para servir um café da manhã bem incrementado e um lanche da tarde ainda mais saboroso, existem várias possibilidades de recheio que pode ser a própria margarina, um requeijão cremoso ou uma geleia de frutas com o sabor que você mais gosta. Se preferir fazer um pão de batata doce com recheio salgado, experimente novas receitas com o Pão de Batata Recheado com Incrível Burger Sabor Frango que além de ser muito apetitosa, é feita com ingredientes veganos.

Avalie o conteúdo:

Receitas relacionadas

Confira outras receitas

Pronto!
Esta receita foi adicionada à sua lista de favoritos.
Conheça mais sobre nós

Presente há mais de 65 anos nos lares brasileiros, a Seara oferece qualidade superior, sabor e inovação com um portfólio amplo, diversificado e que atende as mais variadas ocasiões de consumo – com opções que vão de proteína animal (aves e suínos) a pratos prontos, margarinas, pizzas, frios, lanches, embutidos e proteína vegetal, representada por Incrível!, líder em seu segmento. Completam o portfólio global as marcas Seara Gourmet, Seara Nature, Seara DaGranja, Seara Turma da Mônica, Big Frango, Marba, Massa Leve, Doriana, Primor, Delicata, Salada, entre outras.

Atualmente, são mais de 95.000 colaboradores que produzem para 200.000 clientes indiretos e 155.000 clientes diretos no Brasil, e mais de 1.000 clientes em todo o mundo em mais de 140 países, com certificações internacionais de excelência em produção.

Ler mais