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Peixe da Seara? Agora tem! Descubra como a marca se tornou a primeira gigante a explorar o nicho de pescados congelados

A nova linha da Seara traz peixes e frutos do mar congelados com a proposta de democratizar o consumo por meio do pequeno varejo

Peixe da Seara? Agora tem! Descubra como a marca se tornou a primeira gigante a explorar o nicho de pescados congelados

Não é exagero dizer que o mar está para peixe no mercado de pescados no Brasil. A produção cresceu 31% entre 2014 e 2019. Em 2020, chegou à marca de 802,3 mil toneladas –5,9% a mais do que no ano anterior, registra a Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR).

Mas os peixes e os frutos do mar ainda têm muito espaço a ocupar no prato dos brasileiros. Nosso consumo per capita está na ordem de 9,3 kg por ano, enquanto a média mundial é de 20,5 kg, segundo a FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura).

De olho nesse potencial de crescimento de consumo, a Seara decidiu encarar um novo desafio e surpreender seu consumidor mais uma vez: ser a primeira gigante do mercado de proteína animal a oferecer peixes e frutos do mar congelados. Desenvolvida ao longo de 2020, a Linha Pescados chegou ao varejo em março de 2021.

“Nosso objetivo é democratizar o consumo de peixe e frutos do mar no país.

Queremos chegar a mais lares, e faremos isso por meio do pequeno varejo”, explica Sandro Facchini, head do negócio de pescados da Seara.

“Vimos que existia essa grande oportunidade: além de ajudar o pequeno varejo com um mix mais completo e de maior valor agregado, podemos pulverizar a distribuição dos produtos e torná-los cada vez acessíveis aos brasileiros. A distribuição nesse canal é um dos grandes diferenciais da Seara na categoria.”

Os primeiros produtos da Linha Pescados a chegar aos mercados foram filé de tilápia, filé e lombo de salmão, camarão, kit paella, mexilhão e anéis de lula. “A tilápia é o carro-chefe porque é o peixe mais consumido do Brasil”, afirma Beatriz Menderico, gerente de produtos da Seara – e novos produtos ainda estão por vir.

Para deixar o dia a dia mais prático, dois destaques são o camarão empanado e o kit paella (que inova ao trazer polvo no mix, como manda a tradicional receita espanhola). “O consumo de peixe aumentou durante a pandemia, então quisemos trazer opções fáceis de fazer e que caibam no happy hour em casa”, explica Beatriz.

O público aprovou. “A receita de paella foi a segunda mais acessada no canal de receitas da Seara”, completa a gerente. Para quem curte cozinhar, vem mais por aí:

A partir de julho, as embalagens terão um QR Code que leva ao site com receitas e dicas de preparo de peixes e frutos do mar.

“Essa ainda é uma barreira ao consumo. As pessoas gostariam de consumir mais peixe, mas não sabem como preparar ou já estão cansadas das receitas de sempre. Por isso vamos oferecer múltiplas opções e mostrar a versatilidade dos pescados e a diversidade de pratos que podem ser preparados com eles”, comenta Daniela Zucchini, executiva de marketing da Seara.

A ESTRATÉGIA DE CONQUISTA

De saída, o primeiro passo para conquistar os pequenos varejistas foi desenvolver embalagens menores, diferentes das grandes caixas para venda em atacado oferecidas pela concorrência. “Com o nosso time de 2.500 promotores de vendas, temos a possibilidade de fazer caixas menores e abastecer esses pontos de venda”, afirma Daniela.

Aproveitando a abrangência nacional, a Seara usou seu braço logístico de grande capilaridade e ativou seus centros de distribuição e suas equipes de promotores para chegar a pontos de venda em todo o País.

“Mais de 60% das nossas vendas são nos pequenos, onde ninguém chega”, afirma Facchini. Queremos que o consumidor encontre no mercado do seu bairro o mesmo produto que está disponível nas grandes redes, com a mesma qualidade.”

Para garantir a qualidade do produto que vai para a mesa de seus consumidores, a Seara dedicou uma equipe exclusivamente a isso na Linha Pescados. Sua missão é manter o alto padrão da marca: o time é responsável por garantir que as exigências e os protocolos da companhia sejam seguidos desde a origem da matéria-prima até o ponto de venda.

Para começar, a Seara só trabalha com fornecedores de qualidade, especialmente com os que possuem certificações de segurança alimentar, criação sustentável e bem-estar animal.

“Os peixes e frutos do mar são congelados na origem para manter o frescor e as características nutricionais.

Fazemos auditorias regulares nos fornecedores para manter um alto padrão de qualidade”, conta Edison Antonio de Souza, especialista de qualidade e P&D do negócio Pescados. “Além disso, solicitamos análises laboratoriais e verificamos regularmente as condições sensoriais dos produtos e embalagens.”

Ele revela o segredo para entregar os pescados nas condições ideais: o controle sobre a cadeia de frio no armazenamento e no transporte. Desde a coleta no fornecedor até a chegada no centro de distribuição, os produtos mantêm a temperatura ideal. “Tudo é feito com um cuidado muito grande”, conclui Sandro.

07/07/2021
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Presente há mais de 65 anos nos lares brasileiros, a Seara oferece qualidade superior, sabor e inovação com um portfólio amplo, diversificado e que atende as mais variadas ocasiões de consumo – com opções que vão de proteína animal (aves e suínos) a pratos prontos, margarinas, pizzas, frios, lanches, embutidos e proteína vegetal, representada por Incrível!, líder em seu segmento. Completam o portfólio global as marcas Seara Gourmet, Seara Nature, Seara DaGranja, Seara Turma da Mônica, Big Frango, Marba, Massa Leve, Doriana, Primor, Delicata, Salada, entre outras.

Atualmente, são mais de 95.000 colaboradores que produzem para 200.000 clientes indiretos e 155.000 clientes diretos no Brasil, e mais de 1.000 clientes em todo o mundo em mais de 140 países, com certificações internacionais de excelência em produção.

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