Na hora de fatiar a carne assada na brasa do churrasco de fim de semana, é muito comum que ela escorra um líquido avermelhado, principalmente se for uma carne mal passada Por isso, ao ver a carne “sangrando”, muitas pessoas acabam se questionando sobre o que poderia ser esse líquido e perguntam, “será que é sangue”? Mas será que é sangue mesmo? Nessa matéria, reunimos todas as informações que você precisa saber para sanar essa dúvida!

Veja também: Como acertar os pontos de carne no churrasco 

Carne mal passada tem sangue?

A resposta é simples: não. A carne mal passada não possui sangue.

A realidade é que o sangue está contido nos vasos sanguíneos do animal e é removido da carne durante o abate e o processo de limpeza.

Quando a carne mal passada solta aquele líquido vermelho característico, muitas pessoas acreditam que seja sangue, mas, na verdade, trata-se de água misturada com mioglobina.

Confira: Como acertar os pontos de carne no churrasco 

Por isso, você pode ficar despreocupado ao preparar uma carne mal passada para o seu churrasco em casa

Qual a diferença entre mioglobina e sangue?

A diferença entre mioglobina e sangue na carne mal passada está relacionada à composição e função de cada uma dessas substâncias.

A mioglobina é uma proteína presente nos músculos dos animais e sua função é armazenar e transportar oxigênio dentro das fibras musculares. Ela possui uma coloração avermelhada que muda conforme a carne é exposta ao calor: em carnes cruas, a mioglobina apresenta um vermelho intenso; em carnes mal passadas, a tonalidade tende a ser rosada; já em carnes bem passadas, assume uma cor mais acastanhada. 

O sangue, por sua vez, possui uma composição mais complexa, contendo glóbulos vermelhos, plasma e outros componentes. Antes de chegar ao consumidor, a carne passa por uma drenagem completa, de modo que praticamente não haja presença de sangue.

Veja mais: Conheça os utensílios indispensáveis para um bom churrasco 

Confira receitas com carne bovina para o churrasco

1. Pirulito de Fraldinha

Confira o modo de preparo:

2. Kafta Recheada com Queijo Coalho 

Confira o modo de preparo:

3. Espetinho Misto para Churrasco 

Confira o modo de preparo:

4. Costela na Brasa 

Confira o modo de preparo:

5. Picanha com Arroz à Piamontese

Confira o modo de preparo:

Veja mais: Receitas para churrasco: como fazer bonito no evento de família