A air fryer é um eletrodoméstico muito útil para facilitar a vida de quem tem a rotina corrida, mas que não abre mão de comer bem. É perfeita para preparar alimentos em um almoço rápido, um jantar prático ou até petiscos simples e deliciosos para receber amigos em casa. Ou seja, ele é um daqueles itens que não podem faltar em uma cozinha prática!

No entanto, ainda existem muitas dúvidas que giram em torno desse eletrodoméstico, especialmente envolvendo o que pode ser preparado dentro dele. Por exemplo: será que pode colocar empanado congelado na air fryer?

A seguir, confira essa e outras dúvidas sobre receitas práticas para se fazer na airfryer:

Pode colocar empanado congelado na airfryer?

Provavelmente você já ouviu alguém perguntando se pode colocar empanado congelado na airfryer ou não. É natural surgir essa dúvida, afinal, esse não é um eletrodoméstico tão comum quanto o microondas ou o liquidificador. Mas para a felicidade de quem gosta de receitas práticas para economizar tempo na cozinha, pode sim colocar empanado congelado na airfryer. 

Pode colocar produto congelado na air fryer?

Não é só empanado que está liberado colocar na airfryer! Qualquer tipo de comida congelada vai bem nesse eletrodoméstico. Tanto as carnes empanadas congeladas, como a Coxinha da Asa Seara, quanto os legumes congelados, como a Couve Flor Seara Nature

Além da praticidade, cozinhar na airfryer é mais saudável do que assar alimentos no forno tradicional. Isso porque na airfryer, o alimento não entra em contato direto com a própria gordura. Já nas assadeiras ou frito, o alimento fica banhado na própria gordura ou no óleo. É por essa razão que a airfryer é perfeita para um almoço ou jantar fitness.

O que não se pode colocar na airfryer?

Você já viu que pode colocar empanado congelado na airfryer e outros alimentos, mas o que será que não pode ser cozido ali? A grande maioria dos alimentos podem ser levados na airfryer, mas alguns tipos podem oferecer risco de danificar o acessório. O milho de pipoca, folhas e alimentos leves e pequenos, por exemplo, podem entrar em contato com a parte elétrica do aparelho e danificá-lo. Alimentos muito grandes, como um Frango Inteiro com Miúdos Seara, também devem ser evitados, pois corre o risco do alimento não cozinhar adequadamente.

Que tipo de material não pode ir na airfryer? 

Outro cuidado importante que se deve ter ao cozinhar na airfryer é em relação aos materiais usados para cozinhar os alimentos dentro do eletrodoméstico. O plástico, por exemplo, pode derreter dentro do acessório e danificá-lo. Já o papel alumínio pode entrar em contato com encostar na resistência do aparelho e danificá-lo. 

Já materiais de silicone, cerâmica, metal e vidro podem ser colocados na airfryer,  mas há chances do alimento não ser cozido uniformemente ou do empanado perder a crocância. Vale lembrar que a assadeira ou pote de vidro deve ser temperado, pois ele é resistente ao choque térmico. Para um cozimento uniforme, o recomendado é utilizar assadeiras de silicone. 

Receitas na airfryer para quem tem pressa

1) Hambúrguer na Airfryer 

2) Fondue de Queijo com Empanados de Frutos do Mar

3) Cone de Parmesão com Chicken Crispy

4) Empanados de Frango à Parmegiana 

5) Sanduíche Artesanal de Frango Crocante