banner_mobile

Bem-Estar Animal

Suínos

Bem-estar Animal

Na Seara o bem-estar animal vai além de uma questão ética, é um compromisso inegociável. Por isso, todas as nossas ações, assim como, todos os nossos parceiros e colaboradores estão em linha às Boas Práticas de Produção Animal. Todas as ações incorporadas na rotina dos processos de criação, estão fundamentadas nos cinco domínios do bem-estar animal, estabelecidos em 1994 por Mellor e Reid.

Gestão do Bem-estar Animal

Compromissos de Bem-estar Animal da Seara

Ações em Bem-estar Animal

Novas iniciativas em Bem-estar Animal

Relatório de Bem-estar Animal 2023

Cinco domínios

Cinco domínios

Nossos processos são conduzidos em harmonia com os cinco domínios do Bem-estar Animal, possibilitando condições para que os animais tenham boa nutrição, hidratação e bom ambiente – evitando desafios como, frio, calor ou falta de espaço – boa saúde e bom comportamento – favorecendo as expressões de comportamentos naturais – o que reflete num estado mental positivo, evitando sentimentos de fome, sede, ansiedade ou frustração. Ao trabalhar essas premissas, elevamos a qualidade de vida dos animais em nossas instalações.

Gestão do Bem-estar Animal

O fluxo de gestão e governança do tema Bem-estar Animal está estruturado em Fóruns semanais, Grupos de trabalho mensais e Comitês trimestrais e são compostos pelas equipes técnicas e diretorias responsáveis pelo tema, nestas reuniões são discutidas as principais oportunidades para cada espécie e categoria animal.

A Seara possui equipes de especialistas, mestres e doutores em nutrição, produção e saúde animal, responsáveis por assegurar as melhores tecnologias e práticas para a manutenção do bem-estar animal, definidos através da governança do tema. A empresa conta ainda com um time técnico a campo disponível para orientar e acompanhar a criação dos animais e – num trabalho conjunto com os produtores integrados – fornecer as melhores condições de ambiência, alimentação, saúde e expressão de comportamento aos animais.

Nossas unidades frigoríficas possuem os guardiões do bem-estar animal – Animal Welfare Officers (AWOs) – que são colaboradores capacitados e dedicados a monitorar os animais do momento da chegada no frigorífico até o abate.

Estamos comprometidos com a contínua evolução dos processos e aperfeiçoamento da criação, sendo assim, para acelerar e fortalecer este propósito, possuímos projetos em parceria com instituições de pesquisas e universidades renomadas, nos mantendo em linha com o que há de melhor.

Galinhas

Ovos de Galinhas Livres de Gaiola

A Seara, através da JBS, assumiu o compromisso de até 2025 comprar ovos comerciais – utilizados como ingredientes em seus produtos – somente de galinhas criadas livres de gaiola (aves em sistema cage-free).

Em 2020, a Companhia concluiu a meta de adquirir ovos como matéria prima exclusivamente de origem cage-free. No entanto, em 2021, esse panorama sofreu alterações, com a aquisição dos ativos de margarina e maionese da Bunge. Esses novos produtos que integram o portfólio da Seara terão até 2025 para realizar a transição quanto a origem da matéria prima. Em 2022, o volume de ovos cage-free adquiridos correspondia a 48% do total comprado.

Este compromisso, assegura às aves completa liberdade de movimento, possibilidade de abrir as asas, se esticar, empoleirar, tomar banho de areia e ciscar, além de permitir uma interação social maior entre os animais.

Buscando sempre a melhoria contínua dos processos e a incessante busca pela excelência, a Seara antecipou a meta do compromisso e conseguiu atingir 100% do volume de ovos cage-free do total de comprados em 2024.

Saiba mais
Suínos

Gestação coletiva

A Seara assumiu o compromisso de realizar a transição da gestação individual para gestação coletiva em 100% da produção de suínos até 2025.

Os suínos são animais de comportamento gregário – vivem em grupos – possuem hierarquia, comportamento exploratório, elegem áreas de trânsito e de descanso. Ao se comprometer com a transição dos alojamentos individuais para coletivos, a Seara proporciona condições para que os animais expressarem esses comportamentos.

Novos projetos, ampliações e adequações já são construídos de acordo com esse padrão.
O manejo “cobre e solta” está inserido em todos os novos projetos.

Saiba mais
Suínos

SUÍNOS

100% dos suínos machos são imunocastrados;
100% das creches são climatizadas;
100% das granjas não praticam corte ou desgaste nos dentes dos leitões;
100% dos suínos são alimentados sem utilização de promotores de crescimento;
100% das instalações permitem renovação e manutenção constante da qualidade do ar interior;
100% dos alojamentos respeitam a densidade de criação;
100% das baias maternidades possuem barras antiesmagamento de leitões.

Para novos Projetos de Unidades de Produção de Leitões:
100% das Maternidades climatizadas;
100% das Gestações climatizadas com manejo cobre e solta;
100% das granjas com layout no modelo minibox, permitindo redução das disputas durante a alimentação e aumento do convívio coletivo;

Aves

AVES

100% dos aviários com mínimo de 6h de escuro ao dia;
100% das matrizes de postura de ovos férteis são livres de gaiolas;
100% das matrizes de postura de ovos férteis são livres de debicagem por cauterização;
100% das instalações permitem renovação e manutenção constante da qualidade do ar interior;
100% dos pintos de um dia são transportados em ambiente aquecido em caminhões monitorados;

Suíno

SUÍNOS

100% das granjas de suínos com objetos de enriquecimento ambiental até 2025

100% da mossa abolida até 2027. O processo de marcação dos suínos e definição de novos sistemas de alojamento, para eliminação progressiva da mossa em suíno, está em evolução

Evolução da idade de desmame dos leitões para o mínimo de 24 dias

Galinhas

AVES

Evolução da utilização de enriquecimento ambiental nas unidades de frangos corte;

Evolução da utilização de enriquecimento ambiental nos aviários de fase final da criação de perus.

Libras